Você é responsável pelo seu aprendizado

Muitas pessoas, querem ser fluentes em inglês. Poucas conseguem. E por que a maioria das pessoas que tentam não conseguem?

O motivo é simples. As pessoas que não conseguem, não entendem o simples fato de que elas são responsáveis pelo aprendizado delas. Mas como assim?

No caso do aprendizado de idiomas (e acredito que em muitas coisas na vida), não adianta a pessoa pagar caro em um curso, ter o melhor professor do mundo, o melhor material, ter tempo de sobra para estudar se ela não entende que DEVE assumir a responsabilidade pelo próprio aprendizado.

Mas Lucas, como eu faço isso? Como assumo responsabilidade pelo meu aprendizado? Isso é possível?

Sim, é possível e é bem simples fazer isso. Dividirei em 3 partes o que você deve fazer. Bem mastigado, agora você não tem desculpa para não fazer isso e finalmente se tornar fluente em inglês. Enfim.

1 – Tenha Disciplina (jamais dê desculpas)

Não espere ter motivação para estudar, quando você faz isso, você cria um padrão no seu cérebro. Onde só fará o que tem que fazer quando estiver contente com a vida, quando tudo estiver dando certo. E pode ter certeza, na maioria das vezes isso não será realidade, terá dias que você não vai ter disposição NENHUMA para ler e ouvir um texto com áudio em inglês, não irá nem querer olhar para a cara do Anki. Mas isso pode ser superado criando disciplina, fazendo o que você sabe que tem que fazer mesmo sem vontade de fazer. Quando você fizer isso nos PIORES dias, não haverão piores dias.

2 – Seja curioso e não preguiçoso

Tire pelo menos 15 minutos para procurar conteúdos que você tem interesse em inglês. Por exemplo, você gosta de jogos? Pesquise sobre jogos em inglês. Você gosta de esportes? Pesquise sobre esportes em inglês. Você gosta de tecnologia? Pesquise sobre tecnologia em inglês. Eu sei que isso parece bastante simples e óbvio, mas poucas pessoas tem a disposição de fazer isso, pois isso as tira da zona de conforto. Eu sei que principalmente no começo, é muito difícil de fazer isso, ainda mais que você não vai conseguir entender nem 10% do que está sendo falado ou do que você está lendo. Mas não desista, leia tudo, ouça tudo, e fique feliz por entender nem que seja uma palavra ou frase. Esse é o começo, por isso o fundamento é essencial. Depois o aprendizado fica gostoso, posso garantir isso para você.

3 – Os anos passarão de qualquer forma

O título já diz tudo. Você prefere passar 1 ano sem ter aprendido nada ou 1 ano aprendendo inglês (ou qualquer outra coisa)? Exatamente, a partir do momento que você entender que é EXTREMAMENTE necessário ser bom em algo, você entenderá que deverá tomar conta do seu próprio aprendizado. Absolutamente ninguém vai aprender por você, ninguém vai aprender por mim. Por isso, take charge for your own learning.

2 thoughts on “Você é responsável pelo seu aprendizado

  1. Long time supporter, and thought I’d drop a comment.

    Your wordpress site is very sleek – hope you don’t mind me asking what theme you’re using?
    (and don’t mind if I steal it? :P)

    I just launched my site –also built in wordpress like yours– but the theme slows (!) the site
    down quite a bit.

    In case you have a minute, you can find it by searching for “royal cbd” on Google (would appreciate any
    feedback) – it’s still in the works.

    Keep up the good work– and hope you all take care of
    yourself during the coronavirus scare!

  2. Hello Justin, how are you? I hope you are fine.

    Your wordpress site is very beautiful.

    I’m using Awaken theme and I has edited it with Microthemer. Sorry about my English, I’m studying every single day to improve it hahaha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *